Três anos e três meses. Esse foi o tempo necessário para o Google Chrome ultrapassar o Internet Explorer e o Firefox
e conquistar a liderança entre os navegadores no Brasil. O resultado
foi alcançado no mês de novembro, segundo o mais recente relatório da
StatCounter, uma ferramenta de análise do tráfego na web.
O navegador da Google aparece com 39,81% da preferência nacional,
contra 34,43% do Internet Explorer. O Firefox melhorou um pouco em
relação a outubro, mas continua correndo por fora, com 23,83% do total
de usuários brasileiros. Safari e Opera fecham a lista com 1,19% e 0,47% respectivamente.
A incrível ascensão do Chrome contrasta com a impressionante queda do
Internet Explorer. Em Julho de 2008 o navegador da Microsoft detinha
74,26% do mercado e o Firefox 24,17%. O Chrome seria lançado apenas em
setembro daquele ano.
Vice-líder mundial
A Google deve estar mesmo comemorando os resultados. Além da
liderança alcançada no Brasil, um país relevante aos olhos da empresa, o
Chrome ultrapassou o Firefox no mês de novembro e agora é o segundo
navegador mais utilizado no mundo.
O Chrome agora é usado por 25,69% da população mundial, enquanto o
Firefox é usado por 25,3%. A diferença entre os dois é muito pequena,
mas os navegadores estão fazendo uma rota oposta: enquanto o Chrome
ascende, o Firefox cai, em um ritmo continuo que é verificado há alguns
meses. O Internet Explorer ainda é líder no mundo 40,63% do total de
usuários.
No começo de novembro, o Chrome já tinha alcançado a liderança da América do Sul. Agora a diferença ampliou-se: o Chrome detém 41,96% dos usuários do continente, contra 33,53% do Internet Explorer.
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