quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como fazer um cabo de rede Crossover ou Cabo invertido


Este tutorial deverá ser usado na montagem de cabos para a ligação direta entre dois computadores.


Materiais utilizados:
Cabo UTP – Par trançado (tamanho máximo do cabo para conexão entre dois computadores é de 100 metros).

Conectores RJ45 – Conector muito parecido com o conector utilizado em cabos telefônicos (RJ11). A diferença está nas suas dimensões e quantidade de contatos, que são maiores

Alicate de Crimp para RJ45 – Ferramenta indispensável para à montagem de redes usando cabeamento UTRP e conectores RJ45.

Montagem do Cabo de Rede

1.      Corta-se o cabo de conexão horizontal no comprimento desejado (distancia entre os dois computadores)
2.      Em cada ponta, com a lamina do alicate crimpador retira-se a capa de isolamento azul com um comprimento aproximado de 2 cm
3.      Eis a seqüência de cores utilizada para montar a primeira ponta (existem várias seqüências, estou mostrando uma delas):


4.      Após ajustar os fios na posição corta-se as pontas dos mesmos com um alicate ou com a lamina do próprio crimpador para que todos fiquem no mesmo alinhamento e sem rebarbas, para que não ofereçam dificuldades na inserção no conector RJ45.
5.      Segure firmemente as pontas dos fios e os insira cuidadosamente dentro do conector observando que os fios fiquem bem posicionados.
6.      Examine o cabo percebendo que as cabeças dos fios entraram totalmente no conector RJ45.
7.      Inserir o conector já com os fios colocados dentro do alicate crimpador, e pressionar até o final.

8.      Eis a seqüência de cores utilizada para montar a primeira ponta (essa seqüência deverá ser utilizada caso você utilize na primeira ponta a seqüência demonstrada à cima).

9.      Siga os passos 4 até o 7.
10.  Se possível, após a crimpagem dos dois lados, utilize um testador de cabos para certificar que os 8 fios estão funcionado bem.
11.  Caso ocorra um erro, exemplo: fio não conectou correto. Corte o conector fora e refaça a seqüência utilizando outro conector, pois o outro ficará inutilizável. 

Obs.: Não utilize este cabo para a ligação entre computadores e hubs ou switches.
Esse Artigo mostrou a parte física para conectar dois computadores. Falta agora a configuração da parte lógica, que você verá em outro artigo nesse mesmo blog.

2 comentários:

  1. Essa dica é nota 10 ja aprendir pela primeiro vez que tentei... Um abraço para todos...
    Edson Interlagos-SP

    ResponderExcluir